A A.com.te.ser - Companhia Teatral da Sertã está disponível para apresentar várias peças noutras salas da região. Os interessados deverão contactar a professora Zélia Machado, encenadora da referida peça, através do zezzam@gmail.com ou clubedaserta@gmail.com.
O novo Grupo de Teatro A.com.te.ser tem vido vindo a ensaiar à vários meses no Cine Teatro Tasso com elevado grau de profissionalismo apesar de ser constitudo por elementos do Agrupamento de Escolas da Sertã e de várias outras pessoas que se juntaram ao projecto.
"Os primeiros registos transportam-nos para a década de 1870, altura em que José Pedro Ramalhosa (o decano dos amadores de teatro sertaginense) produziu espectáculos do género em algumas casas de famílias ilustres da Sertã, sendo acompanhado por jovens de fora do concelho.
Mais tarde, António Justino Rossi e Valentim de Sousa Bastos juntaram-se-lhe e começou a ganhar forma a ideia de construir um teatro na vila. O Theatro Instrução e Recreio [que aproveitava o interior da Capela do Espírito Santo – hoje Capela de Nossa Senhora da Conceição] viria a ser inaugurado em 29 de Outubro de 1882. O Teatro Tasso só surgiria mais tarde, em 1915.
A primeira companhia teatral, digna desse nome, a ser constituída na Sertã, foi a Companhia Dramática Certaginense, corria o ano de 1899. Além dos já citados, a companhia incluía Luiz Dias (autor das peças levadas à cena), Adrião David, Tasso de Figueiredo, Henrique de Moura, Francisco Moura e Zeferino Lucas (também responsável pelos cenários). "
Extraido de http://sertaprincesadabeira.blogspot.com/
Grupo de Teatro A.com.te.ser